Pantone revela cor do ano de 2015:
PANTONE 18-1438 Marsala

MARSALA 18-1438 | PORQUE MARSALA? | FÓRMULA DE CORES E GUIAS | PRESS RELEASE

PRESS RELEASE

Pantone revela Cor do Ano 2015

Rico e carismático, Marsala harmoniza com bom gosto e sofisticada complexidade.

Carlstadt, NJ, 04 de dezembro de 2014 - Pantone, uma empresa da X-Rite e a autoridade mundial das cores, anunciou hoje o PANTONE® 18-1438 Marsala, um vinho marrom avermelhado e naturalmente robusto, como a cor do ano de 2015.

"Enquanto PANTONE 18-3224 Radiant Orchid, a cativante cor do ano de 2014, incentivou a criatividade e a inovação, Marsala enriquece a nossa mente, corpo e alma, emanando confiança e estabilidade", disse Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute ®.

"Assim como o vinho intenso que dá a Marsala o seu nome, este tom elegante evoca à rica sensação de satisfação que nos traz uma refeição saborosa, já que as suas raízes marrom avermelhadas emanam uma cor de terra, natural e sofisticada. Esta cor autêntica, elegante e estilosa é universalmente atraente e se adapta facilmente à moda, beleza, design industrial, artigos de decoração e interiores ".

Marsala para a Moda

Marsala foi um sucesso nos desfiles da Primavera 2015 por ser a cor central nos desfiles de vários fashion designers referenciados no PANTONE Color Fashion Report - Primavera 2015; Daniel Silverstain, Hervé Léger por Max Azria e Dennis Basso incorporam a tonalidade em suas coleções. As qualidades impactantes e incorpadas de Marsala fazem desta uma cor elegante para ser usada sozinha ou atraente ao ser combinada a outras cores, funcionando também como cor de acentuação e de contraste.

Com a crescente importância de estampas florais e das listras, sem dúvida esta tonalidade será muito usada em peças de vestuário masculinas e femininas ao longo do próximo ano. Marsala é também uma ótima escolha para jóias e acessórios de moda, incluindo bolsas, chapéus, calçados e o crescente mercado de tecnologia “wearable”.

Esta cor altamente varietal e dramática, combina bem com tons neutros, incluindo os beiges “taupes” e os cinzas quentes. Devido às suas notas acentuadas e sua qualidade aveludada, o sensual Marsala combina muito bem com âmbar, verde umbra e amarelos dourados, verdes-turquesa ou azuis-petróleo, além da família de azuis mais vibrantes.

Marsala para a Beleza

Uma cor incrivelmente versátil para a beleza, Marsala é uma tonalidade atraente e sofisticada que combina muito bem com vários tons de pele.

Marsala harmoniza com mixes mono cromáticos de pêssego rosado e brilha ao se encontrar com metálicos em ouro antigo, oferecendo uma variedade de opções para batons e “blushes”. Marsala ilumina acordes de cores neutras e esfumaçadas e assim se torna um tom interessante para sombras, iluminando as pálpebras seja de manhã ou seja para a noite. Com uma sobreposição de tons de bronze cria-se um olhar dramático, que se adapta a qualquer cor de olhos, ou para o toque final use Marsala em esmaltes.

Marsala para Interiores

Complexo e encorpado sem ser avassalador, Marsala oferece um elemento unificador para espaços interiores. Incorpore elegância em qualquer ambiente, acrescentando esse tom rico e acolhedor em peças de decoração, acessórios e pinturas. As caracteristicas aveludadas de Marsala são reforçadas quando a cor é aplicada a superfícies texturizadas, sendo uma escolha ideal para tapetes e móveis estofados da sala de estar.

Nutritivo e gratificante, Marsala é uma cor natural para a cozinha e a sala de jantar - ideal para decoração da mesa, pequenos aparelhos eletrodomésticos e têxteis de toda linha lar. A tonalidade será especialmente importante em padronagens com listras e florais encontrados em jogos americanos impressos, louças, roupas de cama e mantas de sofá.

Marsala para Design Gráfico

Uma cor rica e contrastante, Marsala é ideal para projetos de design gráfico e de embalagens. Atraente, mas não excessiva ou brilhante demais, os consumidores são imediatamente atraídos para o tom, tornando-se assim uma cor fascinante no ponto-de-venda. Como a embalagem se torna cada vez mais um objeto artístico, Marsala será um “upper” natural para ambos níveis de embalagens, seja de alta ou de baixa tecnologia, incluindo-se aí publicações periódicas impressas, bem como impressos tradicionais, como calendários e artigos de papelaria.

Referências cruzadas com outras bibliotecas PANTONE

PANTONE 18-1438 Marsala também pode ser encontrada em referência cruzada com todas as outras bibliotecas PANTONE, incluindo PANTONE PLUS para projetos gráficos. Para obter mais informações de referência cruzada, consulte www.pantone.com/ColoroftheYear.

Sobre a Cor do Ano PANTONE

A seleção da Cor do Ano exige uma análise cuidadosa e para chegar à sua definição, a Pantone faz uma ampla pesquisa mundial à procura de influências de cor. Isso significa analisar as novidades das indústrias da moda e do entretenimento - incluíndo-se aí os filmes importantes que estão em produção, o mundo das artes, os destinos de viagem mais buscados e outras condições comportamentais e sócio-econômicas. As influências também podem decorrer de tecnologia, da disponibilidade de novas texturas e efeitos que impactam o mundo das cores, e até mesmo dos próximos eventos esportivos que capturam a atenção mundial.

Por 15 anos, a Cor do Ano da Pantone tem influenciado o desenvolvimento de produtos e decisões de compra em várias indústrias, incluindo moda, casa e design industrial, bem como a indústria da embalagem do produto e o design gráfico.As cores dos anos anteriores incluem:

• PANTONE 18-3224 Radiant Orchid (2014)

• PANTONE 17-5641 Esmeralda (2013)

• PANTONE 17-1463 Tangerine Tango (2012)

• PANTONE 18-2120 Honeysuckle (2011)

• PANTONE 15-5519 Turquesa (2010)

• PANTONE 14-0848 Mimosa (2009)

• PANTONE 18-3943 Blue Iris (2008)

• PANTONE 19-1557 Pimenta (2007)

• PANTONE 13-1106 Sand Dollar (2006)

• PANTONE 15-5217 Azul Turquesa (2005)

• PANTONE 17-1456 Tigerlily (2004)

• PANTONE 14-4811 do Aqua Sky (2003)

• PANTONE 19-1664 Verdadeiro Vermelho (2002)

• PANTONE 17-2031 Fuchsia Rose (2001)

• PANTONE 15-4020 Cerulean (2000)

Sobre Pantone e o Pantone Color Institute Pantone LLC, uma subsidiária integral da XRite, Incorporated, é a autoridade mundial das cores e fornecedora de padrões de cores profissionais para as indústrias do design. Os produtos Pantone têm incentivado a exploração das cores e suas expressões criativas, desde a inspiração até a realização de produtos e projetos por mais de 50 anos. Através do Pantone Color Institute, Pantone continua a indicar as futuras direções das cores e a estudar como as influências da cor agem nos processos do pensamento humano, nas suas emoções e nas reações físicas. Pantone reforça seu compromisso de fornecer aos profissionais das áreas competentes, uma maior compreensão da cor e guiá-los no sentido de utilizar a cor de forma mais eficaz. Sempre uma fonte de inspiração de cores Pantone também oferece produtos e serviços para inspirar os designers e conquistar os consumidores. Mais informações estão disponíveis no www.pantone.com. Para as últimas notícias, tendências, informações e bate-papos, conecte-se com Pantone no Facebook, Twitter, Pinterest, Instagram e do Blog Pantone.

Sobre a X-Rite

X-Rite, Incorporated, é a líder mundial em ciência e tecnologia de cor. A empresa, que inclui agora a líder da indústria de cores Pantone, desenvolve, fabrica, comercializa e oferece suporte a soluções inovadoras de cor através de sistemas de medição, software, padrões de cores e serviços. A experiência da X-Rite em inspiração, seleção, medição, formulação, comunicação e combinação de cores ajuda os usuários a obter cores certas desde a primeira vez e em todas as vezes, o que se traduz em melhor qualidade e redução de custos. X-Rite oferece seus produtos e serviços a uma variedade de indústrias, incluindo impressão, embalagem, fotografia, design gráfico, vídeo, automotivo, tintas, plásticos, têxteis, médica e odontológica. Para mais informações, por favor visite www.xrite.com.

PANTONE® ... Make It Brilliant.

- # # # -

PANTONE® e outras marcas comerciais Pantone são de propriedade da Pantone LLC. Todas as outras marcas são de propriedade de seus respectivos proprietários. © 2014. Todos os direitos reservados